Cookie Consent by Free Privacy Policy
  • Equipa Cucabytech

Marketing turístico no pós Covid-19

Atualizado: Jul 11

O  Covid-19 mudou o mundo como o conhecemos e afetou sobremaneira o setor do turismo.


Haverá mudanças significativas no perfil dos clientes no curto/médio prazo e, como tal, é necessário repensar o marketing turístico mediante as mudanças na era pós Covid-19:


Segmento Corporate


Os viajantes de negócios manterão um perfil idêntico, mas estarão melhor informados e viajarão menos por motivos de segurança e porque se habituaram a fazer reuniões à distância.

» O LinkedIn ganhou reputação face ao Facebook pela maior fiabilidade das informações publicadas e partilhadas.


Ter uma presença e visibilidade forte no LinkedIn é imprescindível e fundamental para as empresas do setor do turismo, principalmente para as que atuam nos segmentos empresariais ou B2B.

Contudo, é necessário postar com estrategia e com conteúdos úteis para este segmento corporate.

O algoritmo do LinkedIn desvaloriza posts sem relevância/interesse para o público alvo, pelo que é necessário produzir semanalmente pelo menos 10 conteúdos informativos e dicas de viagem úteis para o segmento empresarial para se destacar no LinkedIn com os objetivos de:


√ ganhar notoriedade e relevância

√ conquistar seguidores | embaixadores e prescritores da marca

√ e criar relações com potenciais clientes através desta rede social profissional.


Os viajantes de negócios também passarão a optar por pacotes de viagem com seguros mais completos, salvaguardo imprevistos de saúde que possam acontecer no(s) paíse(s) em que se vão deslocar

Estudantes e jovens adultos


Estes segmentos esperam preços mais baixos e maiores descontos em passagens aéreas, hotéis, tours, experiências, restaurantes, etc porque estão convencidos que mediante a diminuição do número de clientes os operadores e as agências de viagens vão baixar preços para atraírem clientes.

Obviamente que isto só vai acontecer em casos pontuais de empresas do setor do turismo ou da restauração com necessidade urgente de ter receitas (a qualquer preço) ou das que têm cash flow suficiente para aguentar mais algum tempo com perdas e mediante a estratégia de falir alguns dos concorrentes com o objetivo de lhes ficarem com o negócio ou de os comprarem a um preço muito vantajoso, consolidando e expandindo a atividade através da compra de operadores turísticos, restaurantes, hotéis, agências.


Além de que têm de imputar aos clientes, o aumento dos custos financeiros derivados do endividamento que tiveram de contrair junto da banca para poderem pagar os custos durante o tempo que tiveram a atividade encerrada.


No que diz respeito a estratégias de marketing para estes segmentos:

» O tik tok ganhou muitos adeptos e seguidores e será uma ferramenta de marketing fundamental para conquistar e vender produtos e serviços turísticos a estudantes e jovens adultos.


» Ainda assim, por enquanto, o Instagram e, principalmente as Instastories reais e com conteúdo apelativo, continuarão a ser mais importantes na decisão de compra. 


Famílias com crianças


Tendencialmente, viajarão menos para fora do país por motivos relacionados com receio de novas pandemias.

Também vão optar por pacotes de viagem com seguros mais completos, salvaguardo imprevistos que possam acontecer no(s) paíse(s) de destino.


» O Facebook, o Instagram e os Blogs continuarão a ser as ferramentas de marketing com maior capacidade de atração, principalmente com conteúdos em vídeo. 

Séniores


Viajarão menos para fora do país e terão mais disponibilidade para viagens virtuais (ex.: museus, igrejas e outros locais religiosos, monumentos, etc) 


» Estarão mais tempo online e serão mais impactáveis através de podcasts e de vídeos de experiências turísticas, assim como através do Facebook.  


» Há operadores que já estão a vender online "viagens virtuais" (e com grande sucesso), permitindo aos séniores viajar em segurança sem sairem de casa.

5 estratégias fundamentais para aumentar as vendas de serviços de turismo em Portugal nos pós Covid-19


Reduza a oferta de viagens, passeios e atividades mantendo apenas os mais rentáveis, concentando-se nas que têm mais procura e/ou maior margem comercial 


O cálculo é simples da rentabilidade de cada atividade é simples:

Volume de passageiros transportados x (margem operacional - custos operacionais)

Faça agora as modificações tecnológicas necessárias


Havendo poucos clientes e a equipa tendo tempo disponível, este é o momento ideial para se focarem na implementação de softwares low cost que possibilitem a gestão eficiente de contactos, leads, tarefas, marketing, faturação, etc.


Há no mercado softwares, inclusive gratuitos e simples de utilizar, que permitem aumentar consideravelmente a produtividade e as vendas.


√  Adote novas estratégias para aumentar as reservas diretas no seu site quando as fronteiras abrirem e os clientes regressarem 


Tenha um site otimizado para vender online serviços turísticos.

A média de crescimento de vendas de serviços turísticos online é superior a 100% / ano.

Faça campanhas no Google Ads, Facebook e Instagram Ads para maximizar o retorno com um baixo custo por clique, utilizando palavras chave estratégicas de correspondência exata e definindo muito bem o seu público alvo e a localização geográfica dos seus potenciais clientes compradores online.


√  Reveja os preços adequadamente


Isso não significa descontos, mas sim mais pressão negocial sobre a cadeia de abastecimento (fornecedores) e maior eficiência operacional que um bom software (inclusive low cost) com gestão de tarefas, automação e CRM ajuda a obter.


√  Faça os cortes de custos necessários, mas cuide da sua equipa da melhor maneira possível


A motivação da equipa, apoiada por melhores e mais baratos softwares de gestão,será o fator de sucesso determinante para uma rápida recuperação financeira 


Necessita de algum esclarecimento ou tem alguma questão sobre o que leu?


> Contacte-nos por Telefone ou Whatsapp (918 208 447) ou através do Email abaixo:

» Miguel Cardoso - miguel.c@cucabytech.pt



Podemos ajudar a sua empresa a aumentar as vendas de serviços turísticos ou de outros serviços com soluções de apoio a empresas sem avenças mensais nem custos fixos.


Fotos crédito @freepik.com

#hotelaria #turismo #viagens #marketing #marketingturistico

  • Behance
  • Linkedin
  • Facebook

Todos os direitos reservados ©2020 Cucabytech                                   Privacy Policy

PORTUGAL